15 de mai. de 2013

QUE LIBERDADE DE IMPRENSA É ESSA ?


A ESPIONAGEM DO GOVERNO DOS EUA À IMPRENSA AMERICANA E A ASSOCIATED PRESS





Associated Press acusa EUA de espionar repórteres

Portal EBC* -14.05.2013 - 17h06 

A agência de notícias Associated Press acusou o governo dos EUA de espionar seus jornalistas, entre eles os que investigavam uma operação da CIA que frustrou um atentado da Al Qaeda.

Em uma carta endereçada ao Departamento de Justiça, a AP afirmou que se trata de uma “intrusão sem precedentes” das autoridades federais, que coletaram secretamente dois meses de registros telefônicos de seus repórteres e redações.

A agência afirmou que os investigadores federais copilaram informação de pelo menos 20 de suas linhas telefônicas em abril e maio de 2012 sobre as chamadas feitas de suas redações em Nova York, Washington e Hartford (Connecticut).

O Departamento de Justiça teria realizado estas averiguações por meio de um mandato judicial para investigar supostas revelações de informação governamental classificada. O porta-voz da Casa Branca, emitiu um comunicado em que afirma não ter conhecimento “de nenhuma tentativa do Departamento de Justiça de buscar registros telefônicos da AP”.

No entanto, o governo admitiu que está realizando uma investigação criminal para averiguar a fonte ou fontes de uma notícia divulgada pela agência em 7 de maio de 2012 sobre uma operação da CIA que frustrou um atentado da Al Qaeda contra um avião com destino aos Estados Unidos, noticia que revelou detalhes do operativo dessa agência de inteligência.

NOVA VIA

Nenhum comentário: